O que é o sistema de refrigeração?
O radiador é o elemento principal do circuito de refrigeração. O núcleo interno do radiador permite a circulação do líquido de refrigeração, bem como a transferência de seu calor para as aletas metálicas de resfriamento que circundam o núcleo. O ventilador permite um fluxo de ar, este passa pelas lâminas e dissipa o calor acumulado no líquido de refrigeração.
Líquido de refrigeração
O líquido de refrigeração também é um jogador importante no bom funcionamento do circuito de refrigeração. É usado para proteger o motor contra superaquecimento, congelamento e ferrugem. Sua função é absorver o calor do motor e dissipá-lo através do radiador.
É fundamental utilizar o tipo de líquido de refrigeração específico para cada modelo de veículo. Não é aconselhável misturar diferentes tipos de líquidos de refrigeração diferentes.
As mangueiras do radiador
As mangueiras do radiador são usadas para circular o líquido de refrigeração para o motor, para ir para o radiador. Unem as partes superior e inferior do radiador ao motor
A bomba de água
A bomba de água circula o líquido no circuito de refrigeração e no bloco do motor. Na maioria das vezes, ele é acionado por uma correia instalada na própria polia conectada à polia do motor, ou então por uma correia dentada girando na mesma rotação do motor.
O radiador de aquecimento
O radiador de aquecimento é o pequeno dispositivo localizado sob o painel de instrumentos do veículo.
No painel de instrumentos, o botão seletor de temperatura gerencia a válvula reguladora de temperatura localizada no compartimento do motor. Na posição “quente”, a válvula reguladora de temperatura é aberta, permitindo que o líquido de refrigeração do motor circule através do radiador de aquecimento e, assim, aquecendo o interior do carro. Na posição “frio”, a válvula fecha, permitindo que o ar fresco do sistema de ar condicionado circule através do radiador de aquecimento e, assim, arrefeça o habitáculo.
O termostato.
O termostato está localizado no motor na mangueira superior do radiador. Sua função é manter o líquido de refrigeração e, portanto, o motor na temperatura operacional adequada. Deve-se esclarecer que o termostato do motor não está conectado ao botão seletor de temperatura que é controlado pelo motorista. Com o motor frio, o termostato é fechado, o que explica por que o líquido de refrigeração circula apenas pelo motor e pelo núcleo do aquecedor, sem passar pelo radiador. Tem a função de priorizar o aquecimento do motor, bem como a eficiência do desembaçador e do aquecedor do habitáculo.
Depois que a temperatura ideal do motor é alcançada, o termostato se abre gradualmente para permitir que o líquido de refrigeração passe pelo radiador para evitar que a temperatura aumente mais. Enquanto o motor ainda está funcionando, o termostato controla continuamente o fluxo de líquido de refrigeração para o radiador para que o motor mantenha uma temperatura de operação ideal.
O medidor de temperatura
Localizado no painel, o medidor de temperatura é conectado a um sensor localizado no bloco do motor. Esta sonda permite registrar variações na resistência elétrica quando o motor aquece e permite monitorar com precisão a temperatura do motor.
O tanque de expansão.
Quando o líquido de refrigeração se contrai ou se expande, um recipiente de transbordamento é usado como reservatório. Quando o líquido de refrigeração quente entra no radiador, ele se expande e o excesso de líquido de refrigeração é direcionado para este reservatório. Quando o radiador esfria, o líquido se contrai e causa um vácuo no radiador, então esse vácuo é compensado pela chegada do líquido de refrigeração desse mesmo reservatório. O reservatório deve ser limpo quando o líquido de refrigeração for trocado, pois os resíduos do sistema de refrigeração tendem a se depositar no reservatório.
A tampa do radiador.
A tampa do radiador fecha o orifício de enchimento no qual o refrigerante é derramado. Para permitir o bom funcionamento do circuito de refrigeração, é essencial que a tampa do radiador seja projetada para vedar o circuito a uma pressão específica.