Quando é que o líquido de refrigeração deve ser drenado?
Podem existir muitos sinais de um problema com o sistema de refrigeração de um veículo. Felizmente, na maioria dos casos, a purga do líquido de refrigeração é tudo o que é necessário.
Eis alguns sintomas que podem alertar os condutores:
- A luz de aviso do líquido de refrigeração está acesa no painel de instrumentos do veículo
- O nível do líquido de refrigeração é baixo
- O líquido de refrigeração está sujo.
- O líquido não foi mudado durante vários anos
- Antes da descalcificação do motor
O líquido de refrigeração oxida-se e degrada-se com o tempo, pois fica gradualmente carregado de resíduos. Entope-se e pode mudar de cor. O líquido perde a sua eficácia de refrigeração e a sua proteção anticongelante. Torna-se ácido e pode danificar os vedantes e os componentes de refrigeração do motor.
Nesse sentido, recomenda-se a troca do líquido de refrigeração a cada 2 a 4 anos, conforme recomendações dos fabricantes.
É importante verificar o estado do líquido a cada 10.000 km, aproximadamente.
O líquido deve ser substituído e atestado quando o motor estiver frio. São preferíveis os fluidos a baixa temperatura (-25°c ou mesmo -35°c) que são mais resistentes ao congelamento.
Como purgar o líquido de refrigeração?
No passado, o líquido de refrigeração era drenado à mão, retirando as mangueiras inferiores do motor e deixando o líquido escorrer para o chão. Esta operação era bastante incómoda e não era amiga do ambiente, uma vez que os fluidos usados eram difíceis de reciclar.
Atualmente, surgiram máquinas especialmente concebidas para esta operação, nomeadamente a estação Flash Cooling®.
Flash Cooling® é um dispositivo inovador que pode drenar, purgar e substituir o líquido de refrigeração de um veículo em apenas alguns minutos.
O seu princípio de funcionamento é simples: cria um vácuo no circuito de refrigeração do veículo. Este vácuo permite que o líquido sujo seja aspirado e completamente drenado. O circuito é novamente pressurizado pela reinjecção de líquido limpo. A operação demora apenas alguns minutos e é efectuada através de uma ligação direta ao reservatório de expansão do veículo.