Purga do líquido de refrigeração
La purga do líquido de refrigeração
Para que um motor funcione perfeitamente, o líquido de refrigeração deve estar presente no circuito de refrigeração. Por conseguinte, é normal drenar o líquido de refrigeração quando este é utilizado. É por isso que existem estações de drenagem do líquido de refrigeração.
Purga de um circuito de refrigeração
Quando se trata de drenar o sistema de refrigeração, pode fazê-lo você mesmo ou recorrer a um profissional com uma estação de drenagem do sistema de refrigeração. Este tipo de estação é especializado na drenagem e enchimento de qualquer tipo de circuito de refrigeração, como o Flash Cooling®.
É aconselhável mudar o óleo a cada 2 a 4 anos ou 50.000 km. Isto é particularmente útil para drenar e verificar a estanquicidade do sistema de líquido de refrigeração de um veículo. Claro, também se fala em reciclar o refrigerante usado como parte da preocupação com o meio ambiente.
Esta operação é facilitada com este tipo de estação. A drenagem, a purga e a substituição do líquido de refrigeração são efectuadas rapidamente e não requerem a desmontagem do veículo. Este serviço está disponível para todos os veículos, quer sejam a gasolina, diesel, eléctricos ou híbridos.
Utilização de uma máquina de drenagem
Há muitas vantagens em utilizar uma máquina de drenagem. Toda a operação é efectuada ligando a máquina diretamente ao reservatório de expansão. Um ponto importante a ter em conta neste tipo de mudança de óleo é o facto de não ser necessário desmontar o veículo. A máquina de drenagem é eficaz porque trabalha rapidamente.
Assim, uma operação que demorava várias horas passa a ser uma operação que demora cerca de dez minutos. Permite também efetuar este tipo de operação com toda a segurança, evitando qualquer contacto direto com o líquido de refrigeração. É também importante salientar que este tipo de máquina facilita a reciclagem dos fluidos usados.
É aconselhável substituir o líquido de refrigeração regularmente, uma vez que este é essencial para o bom funcionamento do motor de um veículo, mantendo-o a uma temperatura ambiente e evitando o seu sobreaquecimento.